20080311

Mis padres, mis hermanas, mis hermanos


Foto realizada na Rua de Cedofeita no Porto

______________________________________________________

Ernani Campos Carneiro de Melo Viana, marido de minha irma Maria Alice e por esse vinculo meu cunhado, criou um poema de despedida a minha querida Mae Olivia e que aqui agora transcrevo recordando o meu querido Pai Edmundo que la do ceu declara a mim unir-se nesta homenagem aos dois, Olívia e seu aqui sempre poeta Ernani :






DESPEDIDA






Mae ! ... Quando a primeira terra
tombou sobre o teu peito,
Nada pude fazer, senao conter as lagrimas
Para que a terra nao pesasse mais...

Teu peito fragil !...
Regaço de alvoradas e crepusculos,
Onde repousa o coraçao dos passaros !...

Jamais verei teu vulto caminhando
Na tarde caponesa adormecida ;
Nem as fontes abertas, respirando
Em tuas maos antigas

Agora viveras nos Altos Prados,
Fitando, gravemente, as ribanceiras da noite...

Mae !... tuas searas ficarao maduras
E os finos lençois das nuvens
Secarao antes da madrugada...


Mae !... Quando o vento limar os duros astros,
Poisara no teu rosto levemente,
O polen das estrelas......

Mae !... Podes partir em paz...
Contigo irao teus dias de gloria,
Teus campos verdejantes a tardinha,
Regados pelas brisas da memoria.....

Contigo irao as noites cintilantes
E os rebanhos de estrelas, sem destino,
Pastando a nevoa errante !......


So ficarao meus olhos de menino,
Cheios de orvalho
Na manha distante...........................


A Maria Alice escreveu Homenagem de e o Poeta assinou Ernâni

No comments: